Compartilhe este texto

Força-tarefa para combater avanço de invasões

Por Portal Do Holanda

14/12/2015 16h37 — em
Amazonas



De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), entre janeiro de 2013 e outubro de 2015, ocorreram em Manaus 139 invasões irregulares de terras, algumas delas em Áreas de Preservação Permanente (APP). Diante do quadro, a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Graça Figueiredo disse que o poder público não pode continuar contemplando essa catástrofe anunciada de braços cruzados.

“Isso não é só uma catástrofe social, mas também uma catástrofe ambiental. Se por um lado seres humanos humildes, de boa fé, que lutam por um pedaço de terra para construir sua casa são usadas por pessoas inescrupulosas que fizeram das invasões uma indústria para fabricar dinheiro fácil, por outro existe a tragédia ambiental, pois as invasões de terra deixam rastros devastadores, agredindo o meio ambiente. Isso não pode continuar assim” advertiu a desembargadora Para apontar uma solução para o flagelo das invasões, a presidente do TJAM propôs a criação de uma força tarefa entre órgão do poder público estadual e federal, para discutir formas de fortalecer o Batalhão de Policiamento Ambiental, que já existe, mas de “forma tímida”, sem as estrutura necessária para manter a vigilância em áreas de preservação e coibir o avanço das invasões.

A presidente lembrou que recentemente, no episódio da invasão denominada Cidade das Luzes, ficou claro que a maioria das pessoas que estavam lá foram usadas por grupos de “invasores profissionais”. A maioria dos invasores, segundo ela, vendeu tudo o que tinha para conseguir montar seu barraco em um pedaço de terra.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, ambiente, cidade das luzes, força-tarefa, invasão, Manaus, Tjam, Amazonas

+ Amazonas