Compartilhe este texto

Oficina bate recorde de produção de peças e reaproveitamento de garrafas pet

Por Portal Do Holanda

28/08/2017 21h02 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

A Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) encerrou nesta segunda-feira, 28/8, mais uma oficina de reaproveitamento de resíduos, no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam) Uai Shopping São José, conseguindo atingir um recorde na produção de peças a partir da reutilização de materiais como garrafas pet, embalagens tetrapack, jornal, garrafas de vidro, entre outros. Foram produzidas, no total, 261 peças por 20 alunos participantes. “Foi o maior número de peças já produzido ao longo em uma oficina, com o envolvimento direto dos participantes na coleta do material a ser utilizado e na confecção dos produtos. Acreditamos que, dessa forma, contribuímos efetivamente para formar uma consciência ambiental e promover uma mudança de comportamento das pessoas em relação aos resíduos”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson de Oliveira Júnior

A oficina foi também a mais longa já oferecida, com 28 dias de duração, enfocando diversas técnicas como a da papietagem e decupagem, para reutilização de garrafas de vidro com jornais e revistas, e confecção de brinquedos, sofás para bonecas, porta-joias, porta-absorventes, porta-celulares, porta-cartões, agulheiros (de pulso e de dedo) em formatos diversos a partir do reaproveitamento de caixas de leite (embalagens tetrapack). A oficina teve início no dia 1º de agosto e foi encerrada nesta segunda-feira, com uma exposição dos produtos.

De acordo com a técnica em Educação Ambiental da Semmas, Francisca Godinho, o objetivo principal das oficinas é estimular a prática do reaproveitamento bem como a redução do descarte de resíduos na natureza. “Cada aluno passa a ser um multiplicador das técnicas e da mensagem ambiental de preservação do meio ambiente a partir da separação dos resíduos reaproveitáveis”, afirma ela. A oficina também ajuda as famílias na geração de renda com a venda dos produtos confeccionados. “Houve alunos que já tinham vendido peças mesmo antes de encerrar a oficina”, lembra Godinho.

A dona de casa Maria do Socorro Lima, 56, moradora do Grande Vitória, participou da oficina e disse ter aprendido bastante. “Foi muito importante participar porque muita coisa que eu não sabia em relação à essência da reciclagem agora eu aprendi. Sei fazer bolsas,  aprendi a costurar e para mim vai ser um meio de ganhar uma renda”, observa. Esta foi a sexta oficina de reaproveitamento realizada pela Semmas no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam) do Uai Shopping São José. As oficinas ocorrem sempre nos horários de 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, no próprio Espaço Ecam Uai Shopping ou pelo telefone 3236-8587.

 

Incentivo

O chefe da Divisão de Educação Ambiental, Raimundo Araújo, informa que as oficinas de reaproveitamento são oferecidas pelo programa Uniambiente, desenvolvido pela Semmas. “A finalidade é disseminar a prática do reaproveitamento de resíduos, promover o incentivo à coleta seletiva, à redução do volume de descarte de resíduos e à geração de renda para as famílias”, disse. Desde 2014, o Ecam Uai Shopping é gerido pela Semmas, por meio de parceria firmada com a Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), responsável pela criação do espaço.

Este ano, já foram oferecidas oficinas de fuxico com retalho (março), arte em papel (abril), puff de garrafa pet (maio), mandala em CD (junho), confecção de bonecas com base de pet (julho) e papietagem e decupagem (agosto). A próxima oficina acontecerá a partir do dia 18 de setembro, com foco no reaproveitamento de garrafas pet.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: artesanato, Manaus, recorde, Amazonas

+ Amazonas