Siga o Portal do Holanda

Agenda oculta de Bolsonaro: acabar com a Zona Franca de Manaus

Publicado

em

“O que vai dizer aos milhares de desempregados da Zona Franca de Manaus? Que acabou e aquilo é apenas uma fantasia?” O alerta é de um economista que comandou a Receita Federal nos oito anos do governo FHC: Everardo Maciel.

E Maciel fez essas duas perguntas falando sobre as ‘armadilhas’ da reforma tributária proposta pelo governo Bolsonaro, em entrevista ao Valor Econômico, citando a unificação de impostos no IVA, que pode acabar com o modelo.

Segundo ele, a unificação de cinco impostos num imposto único, revela uma ‘agenda oculta’ na reforma. “O que pode estar como agenda oculta disso? Extinguir a Zona Franca de Manaus.”

Declarando-se crítico da Zona Franca, o ex-secretário diz que ela “tem problemas, mas o remédio não é extingui-la”. É bom frisar que Maciel fala em ‘extinguir’ e não em modificar.

Também é bom lembrar que durante muito tempo, antes da consolidação do Polo Industrial de Manaus, se falava em “galpões que podem ser desmontados a qualquer momento”.

Talvez nunca tenhamos chegado tão perto do fim.


+ BASTIDORES DA POLÍTICA

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

HORA do H: VEREADORA MIRTES SALLES, CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.