Compartilhe este texto

Dilma é uma mulher traída


Por Raimundo de Holanda

28/08/2016 23h43 — em
Bastidores da Política



Vai ser  dificil para muitos senadores, que estiveram na base do governo do PT, encarar a presidente Dilma nesta segunda-feira. Dilma peca por não ter discurso, ser mal informada e ter sido um mero instrumento na mão do PT e do PMDB. Mas é uma mulher que carrega no peito o sentimento de que foi traida por ex-aliados. Não é fácil encarar uma mulher assim. Muito provavelmente  Dilma abandonará o protocolo e dirá coisas que não foram escritas. Vai depender do seu ânimo e do dersejo, quase impossível, de virar um jogo que parece irremediavelmente perdido. O pior é que ela é uma mulher presidente traida por  muitos homens aos quais confiou tarefa de governo. E a deixaram só, se apossando do que, constitucionalmente, foi conferido a ela. Mulheres assim são perigosas. È bom não subestimar Dilma. (RH)

MPF manda general derrubar muro em Manaus

Depois de responsabilizar o Exército pela morte da onça Juma durante a passagem da tocha olímpica por Manaus, e trabalhar para impedir  que o CIGS continue  a utilizar  animais silvestres em eventos  públicos, o MPF volta a peitar os militares,  agora na figura do  General de Brigada José J. Rodrigues, comandante do 1° Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel (BIS).

O general é acusado de construir  muros  e cancelas  em torno das ruas  General Osório, São José, Borborema e Marechal Rondon,  impedindo  a livre circulação de civis que moram nas proximidades da Vila Militar do bairro São Jorge, em Manaus. 

O inquérito civil foi aberto  pela Procuradora Bruna de Menezes Gomes, depois de denúncia formulada  pelo juiz  Cássio André Borges dos Santos.

A pressão é para que os muros sejam derrubados. E fatalmente terão  que ser retirados, restaurando a liberdade de ir e vir de civis que moram no entorno.  

O caso é revelador da importância do MPF na defesa de interesses dos cidadãos. E ilustrativo  da mudança dos tempos. A força e o mando, foram substituídos pela Lei.  Que vale para todos. Mas ainda hoje há quem não compreenda isto...

CANDIDATOS BUSCAM VOTO NA TELINHA E NAS RUAS

Com a campanha entrando no seu 24º dia, esta será uma segunda-feira literalmente de ‘pé no chão’, onde os candidatos com chances reais de ir para o segundo turno começarão cedo as caminhadas. Com mais de 50% dos eleitores ainda sem saber em quem votar, o horário eleitoral gratuito, as redes sociais e as caminhadas nos bairros são as ferramentas mais usadas para ‘mostrar a cara ao eleitor’ e dizer o que pretendem fazer por ele. Todos sabem que até a próxima quinta-feira terão de disputar a mídia com o plenário do Senado onde se desenrola o ‘drama’ do impeachment da presidente Dilma Rousseff. A grande preocupação é com o bate boca e as baixarias que estão correndo soltas entre senadores dos dois lados e que ganham ‘de longe’ dos monótonos clipes eleitorais.

DIA 'D' PARA DILMA E O PT

Hoje será o grande dia para a última oportunidade da presidente da República fazer a sua defesa pessoalmente diante dos senadores. O domingo foi de montagem de ‘estratégias’ das duas bancadas que participam do processo, a dos contra e dos a favor. O clima dos primeiros dias do julgamento deve se intensificar hoje com os partidários de Dilma tentando ‘contornar’ a tendência de derrota. Do outro lado, a nova oposição manobrou para ‘deixar a presidente dar o tom’ do espetáculo que irá protagonizar, a fim de tirar proveito do posicionamento dela. Analistas políticos já identificavam ontem um processo de ‘demonização’ da presidente pelo seu próprio partido, o PT, diante da perspectiva de derrota. Ela teria o mesmo destino de Luiz Erundina, ex-prefeita de São Paulo.

A NOVA ALESSANDRA

Quando iniciou sua carreira política, comunista não dava nem bom dia a empresário. Mas os tempos são outros e a deputada Alessandra Campêlo faz até homenagem às entidades de classe dos capitalistas a industriais. Nesta terça-feira haverá uma sessão especial na Assembleia Legislativa para homenagear os 56 anos da Fieam e os 36 anos do Cieam, proposta por Alessandra.

LEIS POLÊMICAS, MAS NA FILA DA REVOGAÇÃO

Nesta semana a Assembleia Legislativa começa a analisar em suas comissões técnicas quatro novas mensagens do governador José Melo. Dentre elas a que revoga a Lei da Aquicultura, uma das leis mais polêmicas aprovadas pela casa nos últimos anos, sob suspeita levantada pelo relator deputado Dermilson Chagas de que havia sido ‘alterada’ sem o conhecimento do governador. A mensagem governamental além de revogar a lei aprovada reapresenta o projeto em seu texto original. A criação do Sistema Estadual de Informações também estará sob a análise das comissões.

Siga-nos no

ASSUNTOS: BIS, Cigs, Exército Brasileiro, General de Brigada José J. Rodrigues, MPF

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.