Compartilhe este texto

JEITINHO : empresários vão investir a grana que era destinada à pesquisa no Amazonas


Por Raimundo de Holanda

27/03/2018 20h48 — em
Bastidores da Política



As empresas da ZFM que nos últimos 20 anos deixaram de aplicar os recursos da Lei de Informática, ganharam apoio da bancada federal do Amazonas para se ‘livrarem’ da inadimplência e ainda poderem ‘reinvestir’, inclusive no mercado de capitais, valores que deveriam servir para promover pesquisa e desenvolvimento no Amazonas.

Pela nova redação dada pela MP 810, debatida nesta terça em Manaus, as empresas poderão investir em fundos de investimento os recursos que originariamente eram obrigadas a aplicar em pesquisa para fazer jus aos incentivos fiscais.

Como diz o caboco amazonense, “assim é uma cuia cheia e outra derramando” para empresas que receberam incentivos com o dinheiro do povo, ficaram devendo ao governo e agora serão perdoadas graciosamente.

Na prática, veem legalizado o que sonegaram do governo e surrupiaram do contribuinte. E com a ajuda “generosa”da bancada do Estado no Congresso Nacional.

INFERNO DE ENCARNAÇÃO

Afastada desde 2016 por supostas ligações com integrantes da organização criminosa Família do Norte, a desembargadora Encarnação Salgado pode sofrer nova sanção  diante de denúncia do Ministério Público Federal ao STJ. Os autos estão conclusos para despacho na mesa do relator, ministro  Paul Araújo. São denunciados também Edson de Moura Pinto Filho, Klinger da Silva Oliveira,Cristian Mendes da Silva, Thiago Guilherme Caliri Queiroz e Mariolino Siqueira de Oliveira.

SUJOU PARA GEDEÃO

O deputado federal Gedeão Amorim, que aparece na terceira posição da lista do TCE, foi condenado a devolver R$ 3,9 milhões por irregularidades nas contas de 2010 na Seduc. Ficou inelegível

DAVID CONTRA A PAREDE

O ‘fogo’ da bancada de oposição amainou ontem no plenário da Assembleia Legislativa, por conta da decisão do MPE de investigar contrato sem licitação e com indícios de superfaturamento no governo interino de David Almeida.

@@@

Uma audiência pública nacional, duas sessões especiais e a pré-campanha em andamento, ajudaram a afastar muitos deputados da casa, baixando a temperatura da última semana.

 GELO  DE ALFREDO

Já em campanha para sua candidatura ao Senado, Alfredo Nascimento comandou no final de semana a inauguração de fábrica de gelo do DNIT em Iranduba, que vai atender mais de dois mil pescadores artesanais. O programa do governo federal ‘agrega’ um palanque eleitoral com fábrica de gelo e câmaras frigoríficas nos portos do Amazonas.

 CONTAS DO TCE

A presidente do TCE Yara Lins levou ontem a Prestação de Contas de 2017 do tribunal à Assembleia Legislativa. Como o presidente David Almeida não estava na casa, Yara entregou o volume ao vice Abdala Fraxe. As contas se referem à gestão de Ari Moutinho.

MORO NO TRENDING TOP

A última entrevista do jornalista Augusto Nunes no programa Roda Viva, da TV Cultura SP, colocou o Brasil no topo mundial da rede social Twitter, na noite de segunda-feira. O programa entrevistou o juiz Sérgio Moro pela primeira vez desde o início da Lava Jato, e chegou ao segundo  lugar nos trending topics mundiais do Twitter.

NICOLAU NEGA

O deputado Ricardo Nicolau negou que tenha intenção de sair do PSD. “Não sai', diz nota de sua assessoria encaminhada ao Portal do Holanda. Mas o deputado não se descuida de olhar a jantela, ainda aberta…

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: lei de informática, ZFM

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.