Siga o Portal do Holanda

O caso da morte do engenheiro: A informação como espetáculo é uma tragédia

Publicado

em

Assisti durante o dia todo repórteres entrando e saindo das delegacias e a polícia confusa em suas respostas. Quem matou o engenheiro e por que ?  Surgiram dezenas de versões e teorias perigosas que servem de ponte para a criação  de tribunais de exceção. É assustador como a imprensa contribui para um estado de coisas, que  resulta, na maioria das vezes, em linchamentos.

O próprio trabalho da policia, que deveria ser criterioso, acaba prejudicado. E a mistura entre jornalismo, circo e ódio é intensa. São poucos os que procuram a verdade. E são muitos os que não pensam nas consequências  de não a procurarem, mas produzir espetáculo.

A informação como espetáculo é uma tragédia. É a morte do jornalismo, tal como conhecemos. É o que está acontecendo agora…

Como repórter, 42 anos de profissão, já vi muitas coisas:  Inocentes morrerem  linchados, inocentes presos e muita violência. Mas nunca como agora o clube do mal foi tão grande e tão poderoso, porque manipula a opinião pública.

Nesses anos todos aprendi uma coisa: que existe uma lei de retorno e muitos nem percebem, porque quando ela chega sonhos desaparecem, vaidades se transformam em pó e o mundo se acaba. O que torna atual o pensamento de Swami Sivananda Saraswati, líder espiritual Hindu, para quem “o homem semeia um pensamento e colhe uma ação, semeia um caráter e colhe um destino.”  Eu completaria:  mais: o homem faz da noticia e da tragédia um espetáculo e   seu destino é a pobreza, a doença e o abandono.


+ BASTIDORES DA POLÍTICA

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

HORA do H: VANESSA DA SILVA POLLARI, NUTRICIONISTA ESPECIALISTA EM OBESIDADE


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.