Siga o Portal do Holanda

O medo e a morte estão no ar

Publicado

em

Resumo da Coluna

  • Risco de epidemia mundial é grande
  • Há102 anos, presidente do Brasil morria atacado por virus
  • Um predador viaja pelo ar

Parecia impossível que uma coisa tão pequena e invisível pudesse ameaçar o mundo, destruir a paz, desestabilizar a economia, e que a sua simples menção tivesse o poder de abrir  a porta  de nossa casa como  predador da esperança. Esse vírus que se espalha pela China já chegou a Europa e não há barreira eficiente para detê-lo. Pode chegar aqui em horas.  Foi assim há 102 anos - 1919, quando a gripe espanhola matou 60 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil fez centenas de vítimas, entre elas o presidente da República, Rodrigues Alves.

Era março daquele ano quando a febre atingiu seu auge no País. Registros da época falam em milhares de mortes. Mas na Europa chegava a 60 milhões. Isso em uma época em que as viagens eram mais longas e difíceis, difícil também para o vírus migrar tão facilmente como agora.

A torcida é para que o vírus se enfraqueça  como uma tempestade tropical transformada em garoa. Se isso acontecer terá sido apenas um susto. Mas se o vírus se propagar com a rapidez que se imagina, então  o pior pode acontecer


+ BASTIDORES DA POLÍTICA

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.