Compartilhe este texto

O que a pesquisa Ibope revela


Por Raimundo de Holanda

17/08/2018 21h05 — em
Bastidores da Política



Já havia previsão entre profissionais da pesquisa que o lançamento da candidatura do senador Omar Aziz e sua aliança com o prefeito Arthur Neto mudaria as posições das pedras do jogo majoritário para o governo. E o Ibope mostra isso na pesquisa divulgada nesta sexta-feira.

Amazonino subiu na liderança, enquanto Wilson Lima retorna ao segundo posto, e Omar Aziz ultrapassa Davi Almeida passando da quarta para a terceira posição.

As duas coligações que enfrentaram problemas com seus aliados perderam ‘confiança’ do eleitor, enquanto os candidatos mais ‘assentados’ captaram esse sinal das ruas.

 MANUAL DA PROPAGANDA

O TRE já disponibilizou o Manual da Propaganda, que explica de forma didática as regras para a propaganda eleitoral deste ano. A Edição de 2018, que pode ser baixada no site do tribunal, tem revisão das juízas e colaboradores da Comissão de Fiscalização de Propaganda Eleitoral.

 MUDANÇAS NAS COLIGAÇÕES

Enquanto não sai o resultado definitivo dos registros deferidos pelo TRE, as mudanças continuam acontecendo dentro das coligações. Quem se empolgou com cargos muito altos, mas não tem bala na agulha, volta atrás e quem estava excluído vê a oportunidade chegar.

 PT CONFUSO 

Na ânsia de romper com a influência comunista que manteve o partido ‘engessado’ nas últimas disputas eleitorais, o PT do Amazonas acabou perdendo o tino e se enrolando todo na construção de sua coligação com o PSB. Agora depende da justiça para saber de que lado fica.

ANTONY EMPOLGADA

Em meio à confusão que assola a coligação “Renova Amazonas”, a ex-vereadora Lucia Antony já anda empolgada com a possibilidade de disputar o governo estadual pelo PCdoB.

@@@

Ela acabou registrada de última hora pelos comunistas como candidata ao governo, juntamente com o vice Aldemir de Carvalho Caetano, pela coligação ‘O povo feliz de novo’.

FORÇA DAS REDES

Fator decisivo em eleições durante décadas, a televisão deverá ser posta de lado como instrumento mais importante de caça aos votos a partir deste ano.

@@@

Especialistas asseguram que os conteúdos divulgados nas redes sociais e aplicativos  agora possuem mais apelo que a TV junto ao eleitorado. Destacam que 147,3 milhões de eleitores votarão em outubro conforme conteúdos compartilhados nas redes, com ênfase ao Facebook e ao WhatsApp.

Siga-nos no

ASSUNTOS: omar-amazonino-david-wilson

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.