Compartilhe este texto

TCE atrasa análise de contas do governo e dá mau exemplo


Por Raimundo de Holanda

15/08/2018 20h57 — em
Bastidores da Política



Os deputados  estaduais já falam  nos bastidores que não se recordam ter havido algum ano em que o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas tenha atrasado a análise das contas do governador do Estado. Aliás, era o único prazo que o Tribunal cumpria rigorosamente: o da emissão do parecer prévio até o mês de maio de cada ano.

Mas neste   2018, já chegou  agosto e nem sinal de que o Tribunal esteja preparando a emissão de parecer. Sempre disposto a cobrar pontualidade dos gestores e a exigir o cumprimento dos prazos para a apresentação das contas, o TCE  dá esse mau exemplo e deixa de cumprir um prazo fixado pela própria Constituição  do  Estado ( art,40, inciso I).

O Relator do processo é  o conselheiro Júlio Pinheiro, mas nos corredores do Tribunal diz-se que a culpa não é só dele, já que estaria dependendo do resultado de um outro processo, que trata de  uma inspeção no  sistema  de contabilidade Estado, que era para ser urgente e rápida, já que envolve  questão relacionada a operação “Maus Caminhos”. Mas essa inspeção, sob os cuidados do conselheiro Alipio Firmo Filho, já vai para um ano e nada!

Tudo isso será utilizado contra o Tribunal quando chegar a hora de os deputados votarem o aumento orçamentário que os conselheiros desejam. 

EX-SECRETÁRIO ENROLADO

O ex-secretário de  Educação do Amazonas,   Arone do Nascimento Bentes (governo interino de David Almeida), está sendo convocado pelo Tribunal de Contas do Estado a apresentar documentos e/ou justificativas acerca de despesas autorizadas em 2017 e nas  quais o Tribunal vê indícios de vícios. O prazo para o ex-secretário se manifestar é de 15 dias. O edital de notificação foi publicado no diário eletrônico do tribunal nesta quarta-feira. 

VANESSA, A OBSTINADA

A obstinação da senadora Vanessa Grazziotin já lhe rendeu a indicação para a candidatura a prefeita de Manaus, em 2012, quando passou a ‘pernada’ em Rebecca Garcia. Até ontem ela travou uma batalha dura com David Almeida e o PSB para se ‘engajar’ na coligação do PT.

@@@

Desta vez a atitude de Vanessa poderia derrubar toda a chapa majoritária e proporcional da coligação da oposição comandada pelos deputados aliados de David e Serafim Corrêa.

@@@.

O ‘estardalhaço’ de Vanessa ganhou repercussão nacional e além da cúpula do partido, ela ganhou adesão de políticos e artistas famosos, defensores do lulopetismo.

LICENÇA PARA ROTTA

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) publicou na última terça-feira (14) a autorização para o vice-prefeito de Manaus licenciar-se do cargo, até 31 de dezembro de 2018, para exercer a função de Secretario de Estado da Região Metropolitana de Manaus (SRMM). 

XÔ, CPI

O deputado Belarmino Lins (PP) parece ter jogado uma pá de cal na empolgação da oposição na Assembleia Legislativa quanto à instalação da CPI das Licitações.

@@@

Segundo ele, os defensores das investigações fazem “jogo de cena” ao forçar a CPI em pleno período eleitoral. A CPI exigiria assiduidade e dedicação dos seus membros, o que é incompatível com a corrida de todos em busca de votos para suas reeleições, afirma Belão.

ZÉ LARGA TUDO

Radical, o deputado José Ricardo encaminha hoje memorando à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa abrindo mão de carro, gasolina e ressarcimento com telefone celular disponibilizado pela Casa.

@@@

Concorrente a uma vaga na Câmara Federal, Zé diz não ser ético o desfruto dessas mordomias durante o período eleitoral.

Siga-nos no

ASSUNTOS: julio-pinheiro-alípio -firmo-tce

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.