Siga o Portal do Holanda
GOLPE BAIXO

Tema de redação do ENEM fora de contexto

Publicado

em

Está correta a ideia que  alunos  do ensino médio devam ter ao menos uma noção do que é o cinema. Agora, falar de sua “democratização”, como proposto na prova do  ENEM realizada neste domingo  soa como “pegadinha”. Não é um absurdo o tema em si, mas partindo de um governo que tenta manipular a cultura nacional, estabelecido restrições cada vez mais absurdas para investimentos no setor, numa forma de censura velada, é onde reside a estranheza do tema.

Quando se fala em acesso ao cinema, o comum é pensar na sala onde se assiste os filmes. E o sentido de democratizar é fazer chegar a todas as camadas da população.

Por exemplo, a única democratização efetiva ocorrida nos últimos anos está na expansão dos serviços que permitem acesso a filmes e produções audiovisuais via internet/smartphones. Este é um dado do IBGE. Ancine e institutos de pesquisa. Mas quantos estudantes foram orientados a pesquisar o assunto? O tema é fora de contexto. 


+ BASTIDORES DA POLÍTICA

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.