Compartilhe este texto

TRE-AM volta a vetar pesquisas em meio a guerra jurídica que descamba para a censura


Por Raimundo de Holanda

05/09/2018 20h23 — em
Bastidores da Política



A guerra jurídica para impedir que os institutos de pesquisa divulguem suas amostras é intensa, e o TRE - Amazonas tem cedido a argumentos simplórios de quem não entende de matemática, nem de estatística, nem de ciência.   Interpretar dados passa ao largo do conhecimento de alguns  advogados que sequer conseguem construir uma tese, mas são ágeis no convencimento de magistrados, também pouco preparados para esse tipo de questão.  

Com o eleitor cada vez mais se distanciando dos políticos e com forte tendência de em grande parte não comparecer para votar, a decisão de vetar quase todas as pesquisas registradas, a pedido de coligações, é uma contribuição negativa para a democracia, porque priva o eleitor de conhecer quais candidatos se posicionam melhor  no tabuleiro eleitoral. 

E favorece candidatos descontentes  com resultados ruins, provocados  não pelos institutos de pesquisa, mas por eles mesmos. Pesquisa expressa o sentimento do eleitor. E se é um retrato momentâneo de tendências,  deve ser publicada, independentemente se agrada  ou não os diversos grupos envolvidos na disputa eleitoral 

ABDALA TEM PRAZO

O deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos), primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, tem três dias para responder às argumentações do MPE (Ministério Público Eleitoral)  que pediu a cassação do registro de sua candidatura à reeleição. O ultimato é da Comissão de Registro de Candidatura do TRE.

ELEITOR DESCRENTE

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconhecem não ser fácil a campanha da Corte para convencer o eleitor a votar nas eleições gerais de 2018. Em páginas do Facebook e Instagram, bem como pelo aplicativo Whatsapp, cada vez mais o cidadão-eleitor manifesta indignação em relação à conjuntura política do país.

DAVID E O VICE

De acordo com decisão do juiz Victor André Liuzzi Gomes, do TRE-AM, o candidato ao governo estadual, David Almeida (PSB), tem que postar o nome do seu candidato a vice, Chico Preto (PMN), em 600 fotos divulgadas nas redes sociais (Facebook e Instagram). A decisão contempla ação movida pela coligação Eu Voto no Amazonas, do governador Amazonino Mendes (PDT).

SEGUINDO NEGÃO

Por meio de vídeo em circulação na Internet, o deputado-presidente da Assembleia Legislativa, David Almeida, a exemplo de Amazonino Mendes, pede voto em favor da eleição de Alfredo Nascimento ao Senado. Adeptos de David se surpreenderam com a postagem nas redes.

TARIFAS MAIS SALGADAS

A decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica de revisar o orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), vai elevar o custo das tarifas de luz em todo o País. A CDE é uma taxa embutida nas contas de luz que financia programas sociais, descontos tarifários e empréstimos subsidiados para o setor elétrico. Quem paga tudo é o consumidor.

Siga-nos no

ASSUNTOS: david-almeida-omar-aziz-wilson-lima-democracia, eleições 2018-tre-am-amazonino

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.