Compartilhe este texto

PEC apresentada no Senado propõe unificar eleições; entenda

Por Portal Do Holanda

21/05/2020 20h45 — em
Brasil


Foto: Reprodução

Foi apresentada no Senado na quarta-feira (20), a PEC 19/20, que introduz dispositivos ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, a fim de tornar coincidentes os mandatos eletivos. Segundo a proposta, o mandato dos prefeitos e dos vereadores eleitos em 2016 terá a duração de seis anos.

Com isso a partir de 2022, as eleições para presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados e vereadores passariam a ser gerais.

Assinada por 27 senadores, foram considerados 
na PEC três objetivos:

1) Dar segurança jurídica ao pleito eleitoral municipal previsto para este ano, mas que deverá ser adiado em razão da pandemia;

2) Aproveitar os recursos destinados à justiça eleitoral na organização do pleito de 2020 para o combate ao coronavírus;

3) Unificar definitivamente as eleições municipais com os pleitos estaduais e federais, de modo a economizar na organização pela Justiça eleitoral e no fundo partidário.

Confira o documento completo: 

 

Clique para baixar arquivo


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: eleicoes, PEC, Senado, unificado, urna, Brasil

+ Brasil