Compartilhe este texto

Plantas medicinais e fitoterápicos produzidos em Manaus são utilizados no SUS

Por Portal Do Holanda

12/08/2017 8h23 — em
Amazonas



Manaus/AM- A utilização de fitoterápicos no tratamento de doenças já é uma realidade no Sistema Único de Saúde (SUS) e a inclusão de medicamentos à base de plantas medicinais e fitoterápicos produzidos em Manaus se dará de forma gradativa e é uma tendência para um futuro próximo. Essa foi uma das conclusões do I Simpósio Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Durante três dias, o simpósio debateu questões referentes ao tema central “Plantas Medicinais e Fitoterápicos: da tradição à ciência” e possibilitou a atualização de informações sobre avanços nas pesquisas para a produção de medicamentos a partir de plantas medicinais. Uma das questões abordadas nesta sexta-feira, 11, último dia do simpósio, foram os desafios relacionados à regulação e a prescrição médica de plantas medicinais e fitoterápicos no Brasil.

O fiscal de saúde, Fábio Markendof, da Vigilância Sanitária (Visa Manaus), participou da mesa redonda que discutiu o tema e explicou que uma parte significativa dos fitoterápicos vendidos nas ruas das grandes cidades pode causar intoxicação devido à falta de pesquisas e de certificação para produzir e comercializar esses medicamentos. 

O fiscal apresentou fotos de produtos e identificou características que denunciam a falta de cuidado, tanto na manipulação quanto na mistura de soluções que são transformadas para se tornarem as conhecidas “garrafadas”. “Em fiscalizações realizadas recentemente nós flagramos fábricas clandestinas desses produtos funcionando sem qualquer condição de higiene sanitária”, finalizou.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: fitoterapicos, Manaus, sus, Amazonas

+ Amazonas