Compartilhe este texto

15ª Feira Tecnológica da Fucapi traz tecnologias para redução de desigualdades

Por Portal Do Holanda

06/11/2018 10h02 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM - Com o tema ‘Tecnologias para redução das desigualdades’, a 15ª Feira Tecnológica é realizada pela Fucapi nesta quinta e sexta-feira (08 e 09/11), com entrada gratuita e aberta a toda a sociedade. Neste ano, os alunos do ensino médio e técnico trazem diversos projetos voltados para inovação e tecnologias que facilitem a vida das pessoas, com foco na qualidade de vida.

De acordo coma diretora da Escola Fucapi, Neila Buzaglo, o tema deste ano de 2018, está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas e com a proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).  “A Feira Tecnológica é um evento planejado e realizado pelo Centro Educacional Fucapi há 15 anos e tem como objetivo oportunizar a participação da comunidade estudantil em projetos científicos e a divulgação de ideias inovadoras ao público em geral”, explicou.

Em todas as edições, a visibilidade dos projetos costuma chamar a atenção de empresários e microempresários de Manaus e outros estados, a exemplo da edição de 2017, que despertou interesses de empreendedores de Santa Catarina e São Paulo. Eles verificaram que alguns projetos atendiam às especificidades do seu negócio e região. “Acreditamos que em 2018 não será diferente e os projetos de nossos alunos mais uma vez contribuirão para o desenvolvimento da sociedade”, disse Neila.

Projetos para a sociedade

Dentre os projetos inovadores deste ano, os alunos do curso de Eletrotécnica desenvolveram um sensor de obstáculos para deficientes visuais, que consiste em um dispositivo que auxilia na locomoção desse usuário especial.

Além disso, um ônibus elétrico movido a energia solar - chamado Solarbus – será apresentado ao público por estudantes do curso de Mecânica.

Outro projeto inovador é um sistema inteligente de manutenção em locais com iluminação pública, que consiste em um sistema que propõe melhorias ao smart grid existente na cidade.

“Todos os projetos buscam melhorar algum processo já existente ou adequá-lo as especificidades regionais para atender a população de nosso Estado”, enfatizou a diretora.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas