Compartilhe este texto

300 quelônios são devolvidos a natureza em Manaus

Por Portal Do Holanda

08/03/2018 18h54 — em
Amazonas


Foto: Divulgação / Secom

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por intermédio da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista realiza, nesta sexta-feira (09/02), a partir das 9hs, na comunidade indígena Nova Esperança, aindadentro do limite de Manaus (distante 65 quilômetros da capital), soltura de quelônios com a devolução à natureza de aproximadamente 150 filhotes da espécie de tartaruga irapuca (P. erythrocephala).

 

De acordo com a assessora do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc) da Sema, Maria do Carmo Gomes Pereira, essa é a terceira edição da soltura de quelônios dentro daquela Unidade de Conservação (UC), que conta uma área de 76.936 hectares onde estão instaladas 15 comunidades indígenas e rurais. Em três anos, foram devolvidas cerca de 300 tartarugas à natureza.

 

Este ano o evento contará com a participação de 150 moradores das comunidades Nova Canaã, São Sebastião e Nova Esperança. Durante todo o dia, a RDS Puranga Conquista vai desenvolver uma programação especial de atividades sociais e educacionais, com a realização de palestras, oficinas e serviços de conscientização com tema ligado ao meio ambiente.

 

Do Carmo informou que, este ano, o objetivo da soltura de quelônios é a preservação da espécie, auxiliando os moradores nos processos de coleta correta dos ovos durante a “chocadeira”, encubação e o período eclosão, quando acontece o nascimento dos filhotes.

 

O evento conta com a participação do secretário executivo adjunto de Gestão Ambiental da Sema, o coronel da Polícia Militar Denis Sena, representantes do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso dos Recursos Naturais (ProBUC) e a equipe técnica do Demuc.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, projeto, quelônios, Amazonas

+ Amazonas