Compartilhe este texto

Campanha antirrábica vai imunizar 234 mil animais em Manaus

Por Portal Do Holanda

13/12/2018 20h34 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Com a meta de vacinar 234.329 animais, a Prefeitura de Manaus lançou nesta quinta-feira(13) a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2018. Devem ser imunizados, ao todo, 170.421 cães e 63.908 gatos da zona urbana da cidade. Na zona rural, a campanha já foi encerrada com a vacinação de 12.606 animais.

 A metodologia de trabalho da campanha será a mesma de anos anteriores, com as equipes de vacinadores fazendo visita de casa em casa. O CCZ mantém a vacina antirrábica para cães e gatos disponível durante todo o ano. A campanha é mais uma estratégia para garantir que a população animal de Manaus seja imunizada de maneira ampla, facilitando o acesso ao serviço.

“Manaus não registra raiva humana há mais de 20 anos e nós temos protegido nossos animais, assim como protegemos toda a população. É importante destacar que na atual gestão Acabamos com as filas que haviam nos CCZs para realização de castração e vamos fazer novos agendamentos a partir de janeiro”, informou o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi.

 Campanha

A campanha será executada por 175 vacinadores que estarão em atividades de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, e aos sábados, das 8h às 12h. Podem ser vacinados cães e gatos com mais de 90 dias de vida e que apresentem boas condições de saúde. A vacina antirrábica tem validade de um ano e faz parte das ações de vigilância, prevenção e controle de zoonoses que a Prefeitura de Manaus desenvolve na rotina de serviços do CCZ.

Caso os proprietários não estejam em casa no momento da visita dos vacinadores, poderão procurar a vacina nos postos fixos. Um deles está instalado na própria sede do CCZ, na avenida Brasil, Compensa, zona Oeste, e o outro na unidade móvel estacionada no Shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, Jorge Teixeira, zona Leste. Os dois postos fixos funcionarão de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e aos sábados, das 8h às 11h30.

Segundo o Diretor do CCZ, Francisco Zardo, apesar da cidade não registrar ocorrências desde 1988, é importante sempre intensificar as vacinas. “A raiva é uma doença viral com 100% de letalidade. Ainda que seja uma campanha voltada à vacinação de animais, nossas ações de vigilância, prevenção e controle visam, claro, impedir ocorrências em humanos. Temos conseguido manter o município livre da raiva e faremos de tudo para que esse controle só se intensifique", reforçou.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: castraçao, Manaus, VACINA, Amazonas

+ Amazonas