Siga o Portal do Holanda

Falsidade ideológica

Liliane Araújo é suspeita de ter cometido fraude nas eleições em Manaus

Publicado

em

Foto: Reprodução

Manaus/AM - A ex-candidata ao governo do Amazonas, jornalista Liliane Araújo, foi apontada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) como a possível autora de fraude nas eleições de 2016, que levou a cassação dos mandatos de vereadores em Manaus. Segundo o TRE, houve o registro de uma candidatura fake, de uma mulher que afirma ter sido inscrita nas eleições sem autorização. A suspeita é de que sua assinatura tenha sido realizada por Liliane, que estava no Partido da República (PR), hoje chamado de Partido Liberal (PL) . 

De acordo com a decisão divulgada nesta quarta-feira (21), a denúncia referente a fraude foi realizada pela própria candidata fake, Ivaneth Alves da Silva, ao Ministério Público Eleitoral (MPE). Segundo Ivaneth, ela nunca se candidatou nas eleições e afirma que somente havia participado de uma reunião partidária realizada em seu bairro organizado pela jornalista Liliane Araújo, ex-candidata ao cargo de vereadora pelo Partido da República em 2016.

No processo, não ficou comprovado como foi realizada a coleta de assinatura de Ivaneth, ficando a suspeita se a própria candidata fake assinou algum documento a próprio punho que a colocou como candidata pelo PR ou que Liliane Araújo tenha fraudado a assinatura dela. No processo, um laudo grafotécnica foi incluído, realizado pela Polícia Federal, mas a resposta foi inconclusiva sobre quem recolheu a assinatura de Ivaneth e entregou para o TRE-AM. 

Devido a fraude, vereadores de Manaus eleitos pelo PR em 2016, e os suplentes do partido, foram cassados e considerados inelegíveis por 8 anos. Entre os condenados estão: Liliane Araújo, Mirtes Sales, Joana Darc, Edson Bentes, Claudiomar Proença e Fred Mota. 

Veja o trecho do processo que trata sobre as suspeitas contra Liliane: 

Facções criminosas com poder de influenciar eleição para prefeito de Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.