Compartilhe este texto

Serviço de Psicologia da FCecon vai oferecer dois novos grupos de terapias

Por Portal Do Holanda

09/01/2019 16h41 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/MA - O Serviço de Psicologia, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vai ofertar dois novos serviços  terapêuticos, um para grupos de pacientes colostomizados e outro para traqueostomizados.

Os novos grupos serão realizados uma vez ao mês, a partir do dia 28 de janeiro, das 9h às 11h. Primeiramente, será feita uma triagem para se conhecer a demanda e, em seguida, os pacientes receberão orientações sobre o funcionamento. Cada grupo terá entre oito e dez membros e o participante terá direito a um acompanhante – familiar ou não.

Pacientes colostomizados fazem uso de uma bolsa plástica, fixada no abdômen, para eliminação de fezes. Em relação aos traqueostomizados, possuem um orifício feito cirurgicamente no pescoço, especificamente na traqueia, que ajuda no processo de comunicação e respiração. A traqueostomia pode ser permanente ou temporária, dependendo de cada caso.

De acordo com a chefe do serviço de Psicologia, Maria Graciete Ribeiro Carneiro, nos grupos serão trabalhadas formas de combate aos sentimentos de rejeição ou negação quanto a nova situação dos pacientes. “A pessoa colostomizada pode negar-se a cuidar da sua bolsa plástica, por exemplo, porque há a negação. A convivência com a bolsa exige da pessoa a adoção de várias medidas de adaptação e ajustes às atividades diárias”, frisou.

O trabalho com o grupo de traqueostomizados, conforme Graciete Ribeiro, será realizado com a apoio de Fonoaudiólogos, que ajudarão os pacientes a se adaptarem a nova realidade na forma de se comunicar, após a perda parcial ou total da voz.

Atendimento externo – Conforme a diretora-presidente da FCecon, Ana Paula Lemes, o serviço de Psicologia da FCecon não atende somente os pacientes que chegam ao hospital para o tratamento de neoplasia. Ela explicou que os familiares também recebem apoio psicossocial. “A doença afeta não apenas o paciente. Todos são impactados pelo diagnóstico e necessitam receber apoio para terem forças físicas e mentais para ajudar o ente querido durante o tratamento do câncer”, lembrou.  


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas