Compartilhe este texto

Vazamento de óleo se alastra e atinge três comunidades em Manaus

Por Portal Do Holanda

30/08/2018 7h19 — em
Amazonas


Foto: Ricardo Oliveira/Ipaam

Manaus/AM - O vazamento de óleo causado pelo naufrágio de um rebocador no Porto Chibatão na última segunda-feira (27), já atingiu pelo menos três comunidades na capital. Segundo o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a substância está se alastrando e parte dela já chegou as comunidades Parque Mauá, Puraquequara e Lago do Aleixo.

De acordo com o órgão, a preocupação é grande, uma vez que moradores utilizam a água do rio para o consumo diário e atividades básicas. Além disso, a área também abriga igarapés e praias bastantes frequentados por banhistas e pescadores.

Segundo o Ipaam, uma perícia para avaliar a extensão e os danos causados ao meio ambiente está em andamento, mas por se tratar de vazamento de óleo bruto”, ela só deve ser concluída em uma semana. Por hora, barreiras de contenção foram instaladas na região e o Ibama e outros órgãos, atuam em conjunto com o Ipaam para avaliar como o óleo pode ser removido e o impacto ambiental minimizado.

A estimativa inicial é que mais de 1800 litros da substância tenham vazado no Rio Negro. A grande mancha já alcançou até agora, mais de 10 km de extensão. A orientação é para que moradores do leito do rio não utilizem as águas e evitem contato com a mesma. Umas das principais preocupações do Ipaam, é que se o óleo chegar a base do Programa Águas para Manaus (Proama) que abastece atualmente as Zonas Norte e Leste da cidade, milhares de pessoas podem ter o fornecimento interrompido.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, porto chibatao, Vazamento de óleo, Amazonas

+ Amazonas