Compartilhe este texto

Mais de 11 mil professores serão testados para Covid-19 em Manaus

Por Portal Do Holanda

08/07/2020 16h19 — em
Amazonas


Foto: Altemar Alcantara/Semcom

Manaus/AM - Desde esta quarta-feira (8), mais de 11 mil professores que atuam na rede de ensino da Prefeitura de Manaus passam por testagem rápida para identificar a Covid-19. A medida é pioneira na esfera educacional e faz parte do protocolo de retorno às aulas presenciais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com data a ser definida. O ciclo prevê um diagnóstico dos funcionários públicos que estarão na linha de frente nas próximas medidas de segurança adotadas pela capital.

“Essa é uma medida assertiva do prefeito Arthur Virgílio Neto, que mostra liderança ao coordenar de modo muito atuante o enfrentamento da pandemia. Essa testagem faz parte de um ciclo estratégico que visa elaborar um panorama e estabelecer caminhos para seguirmos após o controle da pandemia, o que é muito importante, pois ela estará presente no nosso dia a dia até que seja desenvolvida uma vacina. Com isso, nós mostramos que fazer educação, no município de Manaus, é muito mais que transmitir conteúdo, é sobretudo cuidarmos uns dos outros e garantirmos a valorização e o respeito aos nossos profissionais”, pontuou a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt.

Sobre um possível retorno às aulas na rede municipal, a secretária Kátia garantiu que não deverá haver retorno às aulas enquanto as autoridades de saúde não garantirem que é seguro. “O prefeito Arthur tem sido muito cauteloso quanto a um retorno às aulas, preocupado com a saúde dos nossos alunos e professores, tanto que prorrogou até fim de julho o decreto de teletrabalho. Então, essa testagem é parte de uma estratégia que segue durante o mês para nos cuidarmos”, ressaltou a secretária.

A estratégia teve início ainda na semana passada, com a primeira fase de testagem em servidores que atuam na sede da Semed, com uma média de 1,2 mil profissionais testados. Nessa segunda fase, os professores passam por testes rápidos de IgM e IgG, para identificação de reagentes do vírus ou anticorpos, que acontece até o fim deste mês em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, classificou a ação como muito importante para a segurança de todos. “A parceria entre a Semsa e a Semed possibilita a testagem em todos os professores e demais servidores, que atenderão os alunos na rede municipal de ensino de Manaus. Essa é uma ação de amostragem significativa para coletarmos dados que vão nos subsidiar nas próximas estratégias de segurança para o futuro dentro das salas de aula”, explicou.

Testes

Para a realização dos testes nos professores e outros profissionais, foram disponibilizados dois links, sendo um de cadastro e outro de verificação de agendamento. O profissional agenda o dia de sua testagem e segue até a unidade de saúde mais próxima de sua casa, para realizar o exame. Na oportunidade, é realizada uma entrevista para traçar o perfil do paciente, se ele cumpriu as determinações de isolamento, se já teve algum caso na família ou se apresentou algum sintoma.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: coronavírus Manaus, covid-19 manaus, prefeitura manaus, semed, teste vodi-19 professores manaus, volta aulas Manaus, Amazonas

+ Amazonas