Compartilhe este texto

Proibido sair com caderno de prova: Veja novas regras do Concurso Unificado

Por Portal Do Holanda

23/04/2024 9h29 — em
Brasil


 Foto: MEC/Divulgação

A prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) acontecerá no dia 5 de maio em 228 cidades e, para evitar fraudes, o Governo Federal adotou novas regras como medidas de segurança. Uma delas determina que os candidatos não podem sair com os cadernos de prova após a conclusão do exame.

Também serão coletadas digitais e exame grafológico quando todos os candidatos estiverem nas salas, e não será permitido fazer anotações no cartão de confirmação da inscrição.

Essas medidas adicionais de segurança visam evitar fraudes realizadas por grupos criminosos em concursos públicos, especialmente através do uso de pontos eletrônicos durante a aplicação das provas. Esses grupos terminam as provas mais cedo, levam os cadernos de prova e fornecem as respostas para membros da quadrilha que ainda estão nas salas por meio de pontos eletrônicos.

Os locais de prova contarão com detectores de metais e pontos eletrônicos. Os cadernos de prova serão disponibilizados em formato PDF a partir das 20h do dia da aplicação das provas no site do Ministério da Gestão e da Inovação.

Nos editais do CPNU foram acrescentadas a coleta de digitais e material para exame grafológico de todos os participantes no momento da realização da prova. Essa medida adicional visa garantir que o candidato que realiza a prova seja a mesma pessoa que tomará posse do cargo, em caso de aprovação.

Durante a aplicação das provas, os candidatos preencherão o cartão de resposta com seus dados, assinarão e escreverão a frase para o exame grafológico. Nesse momento, um aplicador da prova coletará a digital, que também será registrada no próprio cartão de resposta. Com esse procedimento, o cartão conterá as respostas às questões, o exame grafológico, a assinatura do candidato e a digital.

Os candidatos devem desligar celulares e quaisquer outros dispositivos eletrônicos e colocá-los em embalagens lacradas fornecidas pelos fiscais e aplicadores de provas. Se os fiscais identificarem que os celulares permaneceram ligados durante a realização das provas, o candidato será eliminado.

No dia da prova, os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília) pela manhã. Neste turno, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 20 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para o bloco de nível médio (bloco 8), serão 20 questões objetivas e uma redação.

À tarde, os portões abrirão às 13h (horário de Brasília). Os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 50 questões objetivas de conhecimentos específicos, enquanto os do bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas. As provas para o nível médio não incluirão questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.

Confira os horários (de Brasília) da realização das provas:

Turno matutino 

7h30: Abertura dos portões
8h30: Fechamento dos portões
9h: Início da aplicação
Duração da prova: 2h30 

Turno vespertino

13h: Abertura dos portões
14h: Fechamento dos portões
14h30: Início da aplicação
Duração da prova: 3h30


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil