Compartilhe este texto

Manaus possui 33 mil novas árvores em crescimento reduzindo déficit de arborização

Por Portal Do Holanda

02/08/2019 10h03 — em
Amazonas


Foto: Arlesson Sicsu / Semcom

Manaus/AM - Desde 2016, as ações de arborização da Prefeitura de Manaus conseguiram plantar na cidade 33 mil novas árvores, que estão em crescimento, distribuídas em 114 logradouros públicos. O trabalho, iniciado por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, tem como finalidade combater o déficit de arborização nas vias urbanas e frentes de lotes da cidade, atestado pelo Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Encontramos essa situação, realizamos o mapeamento dos locais onde era possível colocar arborização e começamos a trabalhar, fazendo o plantio de espécies florestais nativas na cidade, chegando a quase 33 mil mudas de novas árvores”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior. 

“As árvores podem ser vistas hoje pela população que trafega pelas ruas das diversas zonas da cidade e já permitirão ao IBGE encontrar um novo quadro da arborização urbana na cidade. Vencer o vandalismo e sensibilizar a população será sempre um desafio", afirma Antonio Nelson.

Plantio gradativo

As ações de plantio estão acontecendo de forma gradativa desde 2016. Entre as espécies de árvores plantadas, está sendo dada prioridade às florestais nativas, como o pau-pretinho e a jutairana (ideais para sombreamento e com raízes que não causam danos às calçadas e pavimento das vias), o ipê e a pata-de-vaca. Outra dificuldade é a ausência de espaço permeável para plantio nos logradouros públicos, resultado do crescimento desordenado da cidade. “Essa é uma questão que está sendo discutida no âmbito da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo do Município, presidida pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, presidente do Fundo Manaus Solidária”, informa o titular da Semmas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, arborização, Manaus, semmas, Amazonas

+ Amazonas