Siga o Portal do Holanda

Para leitos de UTI

Número de respiradores não é suficiente numa pandemia, diz secretário de saúde do Amazonas

Publicado

em

Secretário de saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias Foto: Reprodução Secretário de saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias Foto: Reprodução
Secretário de saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias Foto: Reprodução

Quem pode parar Bolsonaro já está nas ruas


Manaus/AM - O Amazonas conta hoje com 492 respiradores para atendimento em leitos de UTI, sendo que destes 90 estão em manutenção, número considerado insuficiente pelo secretário de saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias. Em declaração durante entrevista online nesta quinta-feira (2), o titular da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), afirmou que a quantidade de respiradores não é o ideal neste período de pandemia do novo coronavírus. 

“O número não é suficiente, principalmente em se tratando de uma epidemia, de uma pandemia que é novo em todo o mundo”, esclareceu o secretário, Rodrigo Tobias. 

Do total de respiradores, 392 estão em Manaus e 24 no interior. O Amazonas já realizou pedidos de compra de novos respiradores, mas o titular da Susam disse que o Estado tem uma forte concorrência para adquirir estes equipamentos. 

“Estamos sendo muito responsáveis na compra desses respiradores. Mas, nós estamos brigando com outros estados do Brasil para fazer essas aquisições e com outros países. A gente não sabe se essas compras chegarão. A gente já realizou os nosso pedidos do mercado da China e também do mercado, e estamos aguardando que cheguem”, contou Rodrigo Tobias que também disse que aguarda o envio de respiradores pelo Ministério da Saúde.

O secretário ainda acrescentou que 69 respiradores estão disponíveis em UTI e que existe a expectativa de que o Hospital Delphina Aziz chegue a ter 300 respiradores em leitos de UTI.  

Hoje no Amazonas, 35 pessoas estão internadas com Covid-19, com 17 em leitos clínicos e 18 em UTI. Os pacientes internados em UTI possuem quadro grave de saúde que pode evoluir para óbito a qualquer momento. Dos internados em UTI, 12 estão em hospitais particulares e 6 no Delphina Aziz. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.