Compartilhe este texto

Sem equipamentos de proteção, mais de 70 funcionários podem ter contraído Covid-19 no PS 28 de Agosto

Por Portal Do Holanda

05/04/2020 7h09 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM - Servidores da saúde que atuam no Hospital 28 de Agosto denunciam a falta de equipamentos de seguranças e o aumento no número de casos de colegas infectados pelo Covid-19, durante o atendimento na unidade.

Segundo eles, há semanas as máscaras EPIs são cobradas e não são entregues ao profissionais, alguns técnicos e demais funcionários trabalham apenas com máscaras cirúrgicas e muitos deles nem isso têm recebido.

Por causa da falta de proteção, mais de 70 funcionários já teriam sido infectados ou estão com suspeita de Covid-19, incluindo a enfermeira chefe da Comissão de controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Esse número pode ser ainda maior, pois cerca de 200 servidores realizaram os testes e aguardam os resultados.

Recentemente, a médica Deborah Tayah, filha do vereador Isaac Tayah, revelou que está isolada em casa após testar positivo para o vírus. Ela trabalha no Hospital 28 de Agosto e acredita que tenha sido infectada no local por conta da falta de equipamentos de proteção.

Outro problema apontado é quanto a falta de treinamento no tocante ao descarte dos resíduos contaminados: “Na lavanderia as lençóis estão sendo lavados nas maquinas de uso comum e ainda não foi feito um isolamento para receber esses materiais já que as roupas da Sala Rosa estão contaminadas pelo COVID-19”, afirma um dos servidores.

A categoria também denuncia a falta de medidas para controlar a circulação de acompanhantes nos corredores.

Desprotegidos, eles estariam circulando entre os andares aumentando ainda mais os riscos de contaminação. Os que não conseguem entrar na unidade, se aglomeram em uma praça que fica do lado de fora, bem na frente do hospital, desobedecendo o decreto do Governo.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: coronavírus no amazonas, COVID-19, equipamentos de proteção, falta EPIs, Hospital 28 de Agosto, Amazonas, Coronavírus

+ Amazonas